A Prefeitura de Paraopeba, por meio da Secretaria de Saúde, alerta à população sobre a importância da testagem e prevenção das Hepatites Virais durante a Campanha Julho Amarelo.
Doença silenciosa que não apresenta sintomas na fase inicial requer atenção e conscientização da população
A Prefeitura de Paraopeba, por meio da Secretaria de Saúde, alerta à população sobre a importância da testagem e prevenção das Hepatites Virais durante a Campanha ‘Julho Amarelo’. A Hepatite é uma doença silenciosa que na fase inicial, não apresenta sintomas, por isso, é crucial a conscientização e a adoção de medidas preventivas.

A Campanha Julho Amarelo tem como objetivo chamar a atenção para os diferentes tipos de Hepatites Virais, principalmente as variantes A, B e C, que são transmitidas por vírus.
Uma das principais formas de prevenção da Hepatite B é a vacinação. É fundamental que a população verifique se sua carteira de vacinação está em dia e receba as três doses da vacina ao longo da vida. A necessidade a vacina é avaliada nas consultas, e, se necessário, a pessoa é encaminhada para a vacina.
Para detectar a presença das Hepatites B e C precocemente, a Secretaria de Saúde de Paraopeba realiza testes rápidos, que fornecem resultados em apenas 20 minutos. Essa medida possibilita um diagnóstico inicial rápido, e permite que os pacientes iniciem o tratamento o mais cedo possível. Os pacientes diagnosticados com Hepatite B ou C recebem atendimento especializado através de médicos infectologistas.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da conscientização e prevenção das Hepatites Virais, uma vez que a detecção precoce e o tratamento adequado podem evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. Durante o Julho Amarelo, a população é incentivada a buscar informações sobre as doenças e a realizar testes de detecção, contribuindo para a saúde coletiva e o bem-estar da dos gasparense.
Como Se Prevenir Das HEPATITES B, C
Vacinar-se contra hepatite B;
Usar sempre camisinhas nas relações sexuais;
Exigir material esterilizado ou descartável nos consultórios médicos, odontológicos, acupuntura;
Exigir material esterilizado ou descartável nas barbearias e nos salões de manicure/pedicure. O ideal é que cada pessoa tenha o seu kit de manicure, composto de:
Tesourinha, alicate, cortador de unha, lixa de unha, Lixa de pé, escovinha e toalha.
Exigir material esterilizado ou descartável nos locais de realização de tatuagens e colocação de piercings;
Não compartilhar escovas de dente, lâminas de barbear ou depilar;
Não compartilhar equipamentos para o uso de drogas (agulhas, seringas, cachimbos ou canudos);
Não compartilhar agulhas ou seringas, em outras situações;
Buscar atendimento médico se apresentar qualquer sinal ou sintoma da doença ou em caso
De exposição a alguma situação de transmissão das hepatites virais.
por Assessoria de Comunicação